quarta-feira, 18 de março de 2009

Agroecologia: construção de uma nova ética


O uso inapropriado dos recursos naturais nas regiões tropicais tem resultado em uma alta degradação ambiental. Os modelos de desenvolvimento rural que tem por base a importação de tecnologia (proveniente dos países ditos desenvolvidos) que incluem os famosos e famigerados Agrotóxicos vêm contribuindo em grande medida para degradação socioambiental dos trópicos. As Universidades brasileiras têm colaborado de maneira significativa para a consolidação desse desastroso modelo de desenvolvimento rural que se baseia na suposição de que os agricultores familiares (camponeses) precisam ser retirados do hipotético atraso que se encontram e que necessitam ser ultrapassados para que os caminhos da modernização sejam abertos. Nesse sentido, os profissionais formados nas universidades são ensinados a difundir um modelo de produção do "Agronegócio" que prega o uso intensivo de agrotóxicos, adubos sintéticos, maquinários agrícolas e a redução da mão de obra, em detrimento do respeito e valorização do modo de vida e o modo de produção dos pequenos agricultores. Exemplo dos resultados gerados após décadas de adoção deste modelo no Brasil são os problemas sociais no campo e na cidade, além dos ambientais, culturais, alimentares e de saúde de agricultores e consumidores.Preocupados com as consequências do modelo do "Agronegócio", difundido nas Universidades brasileiras incluindo a Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA - e sabendo da existência de outras formas de produção agrícola que priorizam a produção de alimentos saudáveis livres de agrotóxicos, capazes de manter os agricultores no campo com qualidade, gerando renda e superando graves problemas sócio-ambientais, surgiu a Associação Agroecológica IARA. Formado inicialmente por estudantes de graduação dos cursos de ciências agrárias, hoje o Iara, além de manter suas bases estudantis, conta com a participação de Engenheiros Agrônomos e Florestais, Zootecnistas e estudantes de Mestrado que tem o objetivo de somar na construção de práticas e princípios da Agroecologia, no conjunto de seus fundamentos e difundi-la no interior da Ufra e da sociedade, contribuindo na formação de profissionais que se preocupem com as consequências degradantes do Agroenegócio.Para atingir esse objetivo, o IARA vem construindo uma série de ferramentas pedagógicas como o Pólo de Agroecologia na Ufra; a apresentação de vídeos no CINIARA; construção de seminários, mini-cursos, debates e palestras; participação em cursos e eventos; vivências e visitas às propriedades de agricultores que praticam a Agroecologia; e mais recentemente intensificamos nossas ações fora da Universidade, tentando contribuir e instruir-se ao mesmo tempo sobre a temática agroecológica.
Saudações Agroecológicas!!!

4 comentários:

  1. Isso! Agora sim finalizei meu Ponto de interrogação sobre o Grupo Agroecológico Iara. Definitivamente, quero ajudar a difundir essa filosofia de vida.

    Parabéns Iara, Juntos vocês conseguiram mudar mais uma pessoa.
    Não parem..."uma viagem de mil milhas começa com um único passo" (LAO-TSE)

    Contem comigo...

    anderson@zootecnista.com.br

    ResponderExcluir
  2. Ahoo Irmão de Luta!
    Que brotem em nossos jardins sonhadores que comungam de nossa luta!

    "Essa é a família, essa é a unidade, isso é celebração, isso é sagrado!"

    Aninha

    ResponderExcluir
  3. No Próximo Fim de semana (06 e 07 de junho) O Grupo Agroecológico Iara estará fornecendo palestras e oficinas no município de Salvaterra.

    Abraços... xD

    ResponderExcluir
  4. Iara multiplicando sua filosofia.
    Nosso trabalho em Salvaterra (Marajó) foi muito satisfatório. Uma verdadeira troca de aprendizados, em cada vivência nos fortalecemos e expandimos nossos laços de luta agroecológica!

    Obrigada pela oportunidade moçada de Salvaterra!
    Até a próxima vivência

    ResponderExcluir